Falar um pouco sobre o processo da DPMG
Nesta seção serão tratados os tipos de demandas do desenvolvimento de sistemas solicitados conforme necessidade para atender, solucionar e automatizar as adversidades encontradas.
Consiste no desenvolvimento de novos sistemas que darão apoio aos cronogramas e projetos de reforma tecnológica. Para o desenvolvimento, utiliza-se o processo de engenharia de software para garantir que o produto seja de qualidade e que atenda às necessidades dos usuários.
A manutenção e sustentabilidade de sistema ocorre após a entrada do sistema em produção. Pode ser um processo que envolve mudanças para corrigir erros ou uma melhoria e/ou otimização de um sistema. Esta sustentação inclui um grupo de atividades que são executadas durante o ciclo de vida da aplicação.
Consiste em investigar incidentes, problemas e/ou adversidades com a finalidade de obter uma análise e propor soluções corretivas.
Mudanças no sistema (versão de produção) para corrigir defeitos e/ou deficiências que foram encontrados durante a utilização pelo usuário final. Não envolve mudanças nas funcionalidades de negócio, mas assegura que cada funcionalidade existente seja executada conforme requerido.
A evolução (melhoria) de sistemas visa implementar novas funcionalidades, adequar funcionalidades existentes ou excluir funcionalidades, visando melhorar sua aplicabilidade e usabilidade dentro da organização.
Adequação do sistema as mudanças de ambiente operacional e/ou de infraestrutura, compreendendo hardware e software, mudanças de versão, linguagem, sistema de gerenciamento de banco de dados e ajustes de performance, que impliquem em inserção, alteração ou exclusão de funcionalidades.
Corresponde as adequações do sistema a necessidade de melhorias, sem alterações de funcionalidades, do ponto de vista do usuário. O objetivo da alteração de desempenho é proporcionar a melhoria na performance, a manutenibilidade e usabilidade do sistema.
Durante as etapas do desenvolvimento do sistema, uma demanda pode se encontrar em algumas situações, são elas:
Corresponde a uma nova demanda.
Consiste nas demandas que estão previstas no backlog e deverão ser iniciadas, levando em consideração a prioridade, prazo de entrega e esforço.
Representa as demandas que estão sendo executadas no momento e sua evolução.
Caracteriza as demandas que possuem impedimentos para a execução, seja um impedimento lógico, físico, negocial, gerencial, orçamentária, entre outras.
Descrevem as atividades que foram cumpridas de acordo com o que foi proposto no backlog inicial.
São previstos alguns tipos de subprodutos produzidos durante o desenvolvimento do software, que são previstas para serem entregues durante cada fase do projeto.
Nesta fase são levantadas as necessidades do projeto, para criar uma visão do sistema e gerar o backlog priorizado. Neste momento deverão ser entregues os artefatos:
A área requisitante realiza a solicitação da demanda e envia para o gabinete realizar a aprovação e/ou reprovação. Quando a solicitação é aprovada deve ser gerado a ordem de serviço, ela contempla os seguintes status: iniciada, em andamento, cancelada ou finalizada.
Iniciada: Situação iniciada da ordem de serviço(solicitação), obrigatório o preenchimento dos campos básicos
Em andamento: Possibilita realizar alteração dos campos obrigatórios e complementar informações da solicitação descrevendo o problema e a necessidade.
Cancelada: Possibilita realizar a desistência da abertura da solicitação, podendo ser executada nas fases “Iniciada” e “Em Andamento”.
Finalizada: Possibilitará a STI realizar a análise. A STI realizará a análise de viabilidade de execução da solicitação. Em análise a STI pode reprovar, realizar ajuste técnico ou adicionar no backlog.
Reprovada: Representa que a solicitação não será executada, neste caso, a STI realiza um parecer técnico para demonstrar a impossibilidade da execução da solicitação.
Backlog: Solicitações que deverão ser executadas, são solicitações que estão aguardando ser priorizadas conforme a necessidade da defensoria pública de minas gerais
Ajuste Técnico: A STI deverá complementar a solicitação com informações técnicas e deverá possibilitar o melhor entendimento para o fornecedor do que está sendo solicitado, ajustando o escopo da solicitação. Em ajuste técnico é possível fechar, aprovar e/ou atribuir uma pendência para a solicitação.
Os status são definidos como:
Fechar: Solicitação que não foi reprovada, não ficará no backlog e não será aprovada. São solicitações que por decisão estratégica não terá a necessidade de ser executado.
Pendente: Deverá ser utilizado para relatar os impedimentos da execução ou não execução da solicitação.
Aprovada: Solicitação que será executada pela STI e/ou deverá ser executada para um fornecedor executar.
Caso a solicitação seja aprovada, ela segue para o fornecedor. Onde ele poderá validar, executar, atribuir uma pendência ou entregar.
Os status possíveis são:
Em Verificação: O fornecedor realizará a possibilidade de execução ou registrar como “Pendente” como justificativa da não execução da solicitação, devolvendo para a STI.
Em Execução: O fornecedor recebeu a solicitação, entendeu o que foi solicitado e está executando.
Pendente: Deverá ser utilizado para relatar os impedimentos da execução ou não execução da solicitação.
Entregue: Todo o escopo que foi solicitado foi entregue para a STI e/ou o solicitante para verificar e validar a entrega. Após ser feita a entrega, a solicitação retorna para o solicitante realizar a homologação. Onde o mesmo pode concluir ou implementar.
Concluída: Possibilita o fechamento da ordem de serviço como” Termo de Aceite” da solicitação, esta fase representa que o solicitado atende e foi entregue. Onde após ser concluída, a solicitação deverá ser encaminhada para a STI. A STI realiza a análise financeira e a liberação da emissão da NF:
Análise Financeira: Solicitação que o solicitante já homologou e aprovou. Nesta fase, a STI deverá realizar os tramites do processo para liberar recurso financeiro.
Liberação Emissão NF: A STI deverá informar ao fornecedor que está autorizado a emissão de NF (Nota Fiscal) Após a Ordem de Serviço ser aprovada pela STI o fornecedor deverá emitir a NF:
Emitir NF: O fornecedor deverá emitir a NF (Nota Fiscal) e encaminhar para a STI realizar o tramite de pagamento do serviço. A solicitação é liberada pelo fornecedor ao solicitante, onde a mesma receberá o status de implementada.
Implantada: Situação em que o solicitado foi disponibilizado no ambiente deprodução e está apto para ser utilizado.